Diferenças entre edições de "Stress no ensino pré-universitário"

Linha 2: Linha 2:
 
|Autor=Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau, Luísa Sá
 
|Autor=Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau, Luísa Sá
 
|Última atualização=2016/12/03
 
|Última atualização=2016/12/03
|Palavras-chave=Stress, ansiedade, Burnout, Coping Behavior
+
|Palavras-chave=Stress, Ansiedade, ''Burnout'', ''Coping Behavior''
 
}}
 
}}
 
<br><br>
 
<br><br>
Linha 23: Linha 23:
 
: Forma patológica do stress (doença), em que este assume um caráter crónico, devido à incapacidade de adaptação às circunstâncias adversas. Por este motivo trata-se de uma condição que em nada beneficia o indivíduo.
 
: Forma patológica do stress (doença), em que este assume um caráter crónico, devido à incapacidade de adaptação às circunstâncias adversas. Por este motivo trata-se de uma condição que em nada beneficia o indivíduo.
 
[[File: Matches.jpg|300px|right]]
 
[[File: Matches.jpg|300px|right]]
* '''Síndrome de burnout'''
+
* '''Síndrome de ''burnout'''''
 
: Esgotamento físico e mental, caraterizado pelo desânimo, ansiedade e frustração, que decorre de níveis crónicos de stress. Normalmente evolui para um estado depressivo, associando-se frequentemente ao ritmo de vida intenso das sociedades modernas. <br><br>
 
: Esgotamento físico e mental, caraterizado pelo desânimo, ansiedade e frustração, que decorre de níveis crónicos de stress. Normalmente evolui para um estado depressivo, associando-se frequentemente ao ritmo de vida intenso das sociedades modernas. <br><br>
 
====Causas do stress====
 
====Causas do stress====
Linha 84: Linha 84:
 
Expressão das emoções
 
Expressão das emoções
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções
+
Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
Apoio social
 
Apoio social
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
Ex.: Passar tempo com a família e amigos
+
Ex.: Passar tempo com a família e amigos.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
Técnicas de relaxamento
 
Técnicas de relaxamento
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual
+
Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
Desenvolvimento da autoestima
 
Desenvolvimento da autoestima
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos
+
Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
Nutrição adequada, exercício físico e sono
 
Nutrição adequada, exercício físico e sono
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia
+
Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo
 
Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos
+
Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
Manter objetivos realistas
 
Manter objetivos realistas
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades
+
Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades.
 
|}
 
|}
  
Linha 123: Linha 123:
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
Antecipar o problema.
+
Antecipar o problema
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames.
 
Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
Resolução ativa do problema.
+
Resolução ativa do problema
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar.
 
Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
Pesquisa de informação.
+
Pesquisa de informação
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas.
 
Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
Avaliação dos prós e contras.
+
Avaliação dos prós e contras
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?”
 
Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?”
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
Organização de um plano de estudo.
+
Organização de um plano de estudo
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo.
 
Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
Evitar adiar o estudo ou outros compromissos.
+
Evitar adiar o estudo ou outros compromissos
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste.
 
Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste.
 
|-
 
|-
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
 
! style="background: #7FFFD4; font-size:16px; border: 2px solid blue; width: 150px;" |
Dividir as tarefas em objetivos concretos.
+
Dividir as tarefas em objetivos concretos
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
! style="background: #F8F8FF; border: 1px solid blue; width: 300px;" |
 
Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo.
 
Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo.

Revisão das 16h34min de 3 de dezembro de 2016

Autor: Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau, Luísa Sá

Última atualização: 2016/12/03

Palavras-chave: Stress, Ansiedade, Burnout, Coping Behavior



Resumo


Nas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações.
Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente sensíveis a este problema, uma vez que, para além das mudanças típicas da adolescência, são confrontados com vários fatores de stress, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a futura entrada para o ensino superior.
Deste modo, é muito importante capacitar os estudantes para as várias vertentes do stress, sensibilizando-os para as causas e sintomas deste processo fisiológico complexo. São igualmente apresentadas estratégias de gestão e combate ao stress, que promovem uma convivência mais saudável com esta realidade.


O que é o stress


O stress é a resposta de adaptação às adversidades, com o intuito de repor o equilíbrio do organismo. Abrange a ativação de vários mecanismos, com intervenção dos sistemas nervoso, imunitário e hormonal.
Todo o processo tem como objetivo garantir a sobrevivência perante a perceção de perigo.
Esta resposta é específica para cada um de nós, provocando um desgaste físico e psicológico de intensidade variável.

Tipos de stress


  • Eustress (stress positivo)
Forma não patológica do stress (não doença), que potencia a função física e mental de um indivíduo, estimulando-o a enfrentar os diversos desafios. Por exemplo, uma quantidade moderada de stress ajuda-nos a trabalhar sob pressão, motivando-nos a fazer o nosso melhor.
  • Distress (stress negativo)
Forma patológica do stress (doença), em que este assume um caráter crónico, devido à incapacidade de adaptação às circunstâncias adversas. Por este motivo trata-se de uma condição que em nada beneficia o indivíduo.
Matches.jpg
  • Síndrome de burnout
Esgotamento físico e mental, caraterizado pelo desânimo, ansiedade e frustração, que decorre de níveis crónicos de stress. Normalmente evolui para um estado depressivo, associando-se frequentemente ao ritmo de vida intenso das sociedades modernas.

Causas do stress


A influência negativa do stress é transversal a toda a sociedade. Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente suscetíveis a este fenómeno:

Stress brain.jpg
  • Transformações próprias da adolescência;
  • Problemas de autoestima;
  • Exames Nacionais;
  • Acesso ao Ensino Superior;
  • Questões financeiras;
  • Gestão de tempo;
  • Possível mudança de cidade;
  • Possível separação da família e amigos;
  • Expetativas da família e amigos;
  • Apoio familiar.



Sintomas do stress


O stress pode prejudicar os estudantes na sua vivência académica, social e pessoal. Conhecer os principais sintomas do stress pode ajudar os estudantes, os seus familiares e amigos a identificar o problema para melhor o combater:

Sintomas gerais do stress:
  • Mãos transpiradas e frias;
  • Aumento da frequência cardíaca e palpitações;
  • Cansaço geral;
  • Má disposição;
  • Ida mais frequente à casa de banho.
Copying skills.jpg


Sintomas mais preocupantes (curto prazo):
  • Desconcentração;
  • Ansiedade e frustração;
  • Aumento da agressividade;
  • Dificuldade em tomar decisões;
  • Dificuldade em relaxar e divertir-se.


Sintomas mais preocupantes (longo prazo):
  • Insónias;
  • Queda de cabelo;
  • Alterações de humor constantes;
  • Dependência de substâncias (drogas, álcool, tabaco, etc.);
  • Ataques de pânico.



Estratégias de combate ao stress


Perante os problemas do stress, os estudantes podem utilizar algumas estratégias para o combater, minimizar e resolver. O conjunto de processos mentais e comportamentais de gestão do stress, que permitem a convivência saudável com este fenómeno, chama-se coping:

Estratégias Focadas na Emoção: Pretendem desenvolver uma resposta emocional adequada ao stress.

Reinterpretação do evento stressante

Ex.: Encarar a situação como algo que contribui para o nosso crescimento pessoal!

Expressão das emoções

Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções.

Apoio social

Ex.: Passar tempo com a família e amigos.

Técnicas de relaxamento

Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual.

Desenvolvimento da autoestima

Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos.

Nutrição adequada, exercício físico e sono

Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia.

Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo

Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos.

Manter objetivos realistas

Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades.


Estratégias Focadas no Problema: Pretendem reduzir/eliminar as fontes de stress.

Antecipar o problema

Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames.

Resolução ativa do problema

Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar.

Pesquisa de informação

Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas.

Avaliação dos prós e contras

Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?”

Organização de um plano de estudo

Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo.

Evitar adiar o estudo ou outros compromissos

Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste.

Dividir as tarefas em objetivos concretos

Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo.



Conclusão


No ensino pré-universitário, o stress pode atingir níveis prejudiciais, comprometendo a vida académica e pessoal dos estudantes. É fundamental conhecer as causas e sintomas deste problema, para o combater eficazmente.

Referências recomendadas



Alt text

Banner metis 2024.jpg