Diferenças entre edições de "Perfuração timpânica"

(Criou página com: '{{Artigos |Autor=Rodrigo Loureiro, Daniela Azevedo |Última atualização=2021/11/08 |Palavras-chave=Ouvido, presbiacusia, prótese auditiva, otorrinolaringologia, hipoacusia...')
 
 
Linha 72: Linha 72:
  
 
[[Categoria: Audição]]
 
[[Categoria: Audição]]
[[Categoria:Doenças neurológicas‎]]
 
 
[[Categoria:Prevenção secundária]]
 
[[Categoria:Prevenção secundária]]

Edição atual desde as 12h24min de 8 de novembro de 2021

Autor: Rodrigo Loureiro, Daniela Azevedo

Última atualização: 2021/11/08

Palavras-chave: Ouvido, presbiacusia, prótese auditiva, otorrinolaringologia, hipoacusia



Resumo


A rutura do tímpano pode ocorrer no seguimento de infeções, mudanças de pressão ou traumatismo físico ou químico. Dor na região do ouvido, perda de líquido claro, pús ou sangue pelo ouvido, zumbido, ou até perda de audição, são alguns dos sintomas possíveis desta lesão. A observação médica e eventuais exames adicionais são fundamentais para o seu diagnóstico. O tratamento varia consoante a origem e a extensão da lesão. Para reduzir a probabilidade de traumatismo do tímpano, não se deve utilizar cotonetes ou introduzir outros objetos ou produtos no ouvido. Evitar a exposição a ambientes com níveis de ruído elevado pode minimizar o risco de ocorrerem estas lesões.




Perfuração timpânica


O tímpano é uma fina camada de tecido entre o canal auditivo e o ouvido médio. É responsável pela transformação das ondas sonoras em ondas vibratórias que serão posteriormente transmitidas ao restante ouvido para serem interpretadas pelo cérebro. Se o tímpano tiver um rasgo, esta transformação e transmissão do sinal sonoro não é realizada adequadamente.

Quais as causas mais comuns de rutura do tímpano?


Anatomy of the Human Ear pt.png

Há várias causas que podem levar à perfuração do tímpano:

  • Infeções do ouvido: Pode fazer com que o fluido se acumule e pressione o tímpano.
  • Mudanças extremas de pressão: Pode acontecer durante um episódio de mergulho ou na mudança de altitude, através do chamado "barotrauma".
  • Agressão física ou química do tímpano: O tímpano pode ser puncionado por objetos inseridos no ouvido, como um cotonete, ou por objetos ou líquidos que entrem acidentalmente no ouvido.
  • Trauma acústico: o excesso de ruído pode também provocar um traumatismo que leve à rutura do tímpano.


Quais são os sintomas de um tímpano rompido?


Uma rotura do tímpano pode manifestar-se por dor na região do ouvido, perda de líquido claro, pús ou sangue pelo ouvido, zumbido, ou até perda de audição.
Deve procurar o seu médico se sentir sinais ou sintomas de um tímpano rompido. Os ouvidos médio e interno são compostos de estruturas delicadas que são sensíveis a lesões ou doenças. É importante tentar descobrir a causa dos sintomas do ouvido e determinar se ocorreu uma rotura do tímpano e porquê.

Como é que se trata uma rutura de um tímpano?


Na maioria das vezes, uma rutura do tímpano resolve por si só, em horas ou dias. No entanto, há que tratar a causa que a originou. Por exemplo, se a rutura resultou de uma infeção ou agressão direta, poderá necessitar de antibiótico. Alguns casos poderão necessitar de intervenção cirúrgica para corrigir o orifício de rutura.

A rutura do tímpano pode ser evitada?


Para reduzir a probabilidade de traumatismo do tímpano, não deverá utilizar cotonetes ou introduzir no ouvido outros objetos ou outros produtos. Por outro lado, deverá minimizar a sua exposição a ambientes com níveis de ruído elevado.

Conclusão


A rutura do tímpano é uma lesão que pode ser tratada e prevenida com o aconselhamento médico certo.

Referências recomendadas


Alt text Alt text Alt text Alt text Alt text





Banner.jpg