http://metis.med.up.pt/index.php?title=Gera%C3%A7%C3%A3o_virtual:_Inf%C3%A2ncia_perdida_entre_ecr%C3%A3s&feed=atom&action=historyGeração virtual: Infância perdida entre ecrãs - História de revisão2024-03-29T12:23:06ZHistórico de edições para esta página nesta wikiMediaWiki 1.23.10 /index.php?title=Gera%C3%A7%C3%A3o_virtual:_Inf%C3%A2ncia_perdida_entre_ecr%C3%A3s&diff=2002&oldid=prevPaulo Santos: Criou página com: '{{Artigos |Autor=André Beco; Beatriz Vieira; Cláudio Gaspar; Filinto Ricardo Costa; Gonçalo Soares;Leonor Aparício; Maria Alexandra Pinto; Maria Iglésias; Pedro Lopes; R...'2016-12-09T01:40:47Z<p>Criou página com: '{{Artigos |Autor=André Beco; Beatriz Vieira; Cláudio Gaspar; Filinto Ricardo Costa; Gonçalo Soares;Leonor Aparício; Maria Alexandra Pinto; Maria Iglésias; Pedro Lopes; R...'</p>
<p><b>Página nova</b></p><div>{{Artigos<br />
|Autor=André Beco; Beatriz Vieira; Cláudio Gaspar; Filinto Ricardo Costa; Gonçalo Soares;Leonor Aparício; Maria Alexandra Pinto; Maria Iglésias; Pedro Lopes; Raquel Bastos; Rodrigo Felgueiras; Sónia Melo; Susana Teixeira<br />
|Última atualização=2016/12/08<br />
|Palavras-chave=Criança, saúde, tecnologias, sedentarismo, sociabilização<br />
}}<br />
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===Resumo ===<br />
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O uso massivo das tecnologias no dia a dia e a sua grande influência na saúde a nível físico, mental e social tornam pertinente a reflexão acerca do seu protagonismo nas nossas vidas.<br><br />
[[File:Children-TV.jpg|300px|right]]<br />
Para além de potenciarem as capacidades intrínsecas do ser humano como a cognição, a destreza oculomotora, o raciocínio lógico e a orientação no espaço, as tecnologias ajudam no processo de aprendizagem, comunicação e acesso à informação.<br><br />
No entanto, contribuem de forma prejudicial nos domínios da sociabilização e retenção da informação e são fatores potenciadores de queimaduras cutâneas, problemas posturais e oftalmológicos. Estas consequências são maioritariamente manifestadas a longo prazo, pelo que é possível que as crianças de hoje sejam vítimas destes pontos negativos no futuro, por se encontrarem rodeadas desde muito cedo por aparelhos eletrónicos.<br><br />
Revela-se, assim, fundamental estarmos alerta de forma a equilibrar o uso das novas tecnologias, dando particular importância aos pais e educadores, tirando o máximo partido das vantagens e minimizando as consequências negativas destes aparelhos.<br><br><br />
<br />
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===Geração virtual: Infância perdida entre ecrãs===<br />
----<br />
A partir da década de 90, a tecnologia tem vindo a tornar-se cada vez mais parte integrante do quotidiano, influenciando desde a atividade profissional à vida doméstica, passando ainda pelos tempos livres, desporto e cultura.<br><br />
Desde o momento em que acordamos com o despertador até que adormecemos com a televisão acesa, estamos expostos a uma dose crescente de tecnologia. Generalizou-se o acesso aos computadores, tablets, telemóveis e a outros dispositivos eletrónicos integrados numa imensa rede de conexão virtual. <br><br />
Num inquérito a alunos do 3º e 4º anos do Ensino Básico de duas escolas do Norte de Portugal (8 a 10 anos de idade), todos os inquiridos afirmam possuir televisão em casa, mais de metade com televisão no seu próprio quarto de dormir, 95% têm acesso a um tablet ou computador e 56% têm telemóvel próprio.<br><br><br />
====Benefícios da era digital====<br />
----<br />
Os benefícios da era digital são transversais às diferentes faixas etárias e condicionam a evolução do ser humano: <br />
[[File:Child-tablet.jpg|300px|right]]<br />
* Introdução de novos instrumentos de aprendizagem - quer em ambiente académico, quer a nível autodidático - baseados no modelo de interação visual;<br />
* Facilidade de aprendizagem de línguas estrangeiras por interacção;<br />
* Possibilitação da comunicação à distância;<br />
* Melhoria do acesso e partilha da informação; <br />
* Aperfeiçoamento de capacidades como a destreza óculo-manual, a cognição, a visualização no espaço e o desenvolvimento do raciocínio lógico;<br />
* No contexto médico, por exemplo, muito maior aptidão para operações que exigem destreza fina dos dedos como as laparoscopias, por aperfeiçoamento da coordenação sem auxílio visual.<br />
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====Riscos da era digital====<br />
----<br />
No entanto, estes pontos positivos podem esconder consequências nem sempre tão percetíveis.<br><br />
Vários estudos têm apontado os riscos desta utilização excessiva:<br />
[[File:Children-PC.jpg|300px|right]]<br />
* Diminuição da capacidade de concentração e retenção de informação;<br />
* Mais sedentarismo em detrimento da prática de atividades físicas e/ou artísticas;<br />
* Diminuição da capacidade de socialização e de exteriorização das emoções com prejuízo da vida social, familiar e escolar;<br />
* Problemas relacionados com a postura corporal pela adoção de posições incorretas;<br />
* Alteração da qualidade do sono; <br />
* Possibilidade de queimaduras cutâneas por contacto prolongado;<br />
* Aumento do esforço ocular e potenciação de doenças do foro oftalmológico;<br />
* Possibilidade de acesso a conteúdos inadequados.<br />
<br />
<br><br />
No mesmo inquérito, questionamos as crianças sobre a frequência com que usavam a televisão.<br><br />
[[File:TV crianças.jpg|300px|right]]<br />
O gráfico mostra os resultados obtidos.<br><br><br />
Ver televisão de forma autónoma, sem horário estabelecido e muitas vezes já na cama antes de apagar a luz é muito mais comum do que esperaríamos. De notar que quase metade das crianças vê a televisão também durante as refeições, deixando inquinar digitalmente o espaço tradicionalmente dedicado à convivência familiar.<br><br><br />
É muito tempo despendido em tecnologias de comunicação e com fraco controlo parental.<br><br><br />
====Estratégias para um equilíbrio====<br />
----<br />
É necessário um esforço conjunto para equilibrar esta situação, reforçando o caráter positivo das novas tecnologias e minimizando os riscos e aspetos negativos:<br />
* Desligar os aparelhos eletrónicos durante as '''refeições''';<br />
* Não levar os aparelhos eletrónicos para o '''quarto''' na hora de dormir;<br />
* Não usar os aparelhos eletrónicos depois de '''apagar a luz''';<br />
* Agendar horas para '''atividades de lazer''', preferencialmente atividades físicas, que não incluam aparelhos eletrónicos;<br />
* '''Informar e conversar''' com as crianças acerca dos riscos e benefícios do uso das novas tecnologias;<br />
* '''Dar o exemplo''' no uso moderado das tecnologias. Se os pais usam os tablets durante as refeições, não podemos esperar que as crianças não os usem!<br />
<br />
<br><br><br />
===Conclusão===<br />
----<br />
As novas tecnologias trazem consigo múltiplas vantagens, mas o uso excessivo condiciona o seu potencial, sendo assim necessário optarmos por uma dieta tecnológica equilibrada que se deve adotar desde criança.<br />
<br><br><br />
===Referências recomendadas===<br />
----<br />
* [http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2428:ligados-ou-viciados&catid=18:artigos&Itemid=98 Ligados ou viciados?. Revista Super Interessante. 2013]<br />
* [http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-09-21-As-novas-tecnologias-afectam-o-sono-das-criancas- As novas tecnologias afetam o sono das crianças? Revista Visão. 2016]<br />
* [http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-06-26-Sindrome-visual-de-computadores-ja-afeta-milhoes Síndrome visual de computadores já afeta milhões. Expresso. 2016]<br />
* [http://qualitysafety.bmj.com/content/19/Suppl_2/i9.full.pdf Mytton OT et al. Introducing new technology safely. Qual Saf Health Care 2010;19(Suppl 2):i9ei14. doi:10.1136/qshc.2009.038554]<br />
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[[Categoria:Saúde da criança]]<br />
[[Categoria:Saúde mental]]<br />
[[Categoria:Prevenção primária]]<br />
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